São perturbações anímicas ou seja, perturbações da alma (o que anima). Para o Catolicismo é o espírito ou aquele que anima ou dá vida ao corpo ou criatura humana; Para os Espíritas – Kardecistas ou Umbandistas “Alma” é o conjunto de “Espírito, Perispírito e Corpo” – visto desta forma todas as criaturas humanas são almas. Segundo Allan Kardec “os espíritos têm forma determinada, limitada e constante... uma chama, um clarão ou uma centelha etérea. No esoterismo seria o Eu Superior ou centelha divina ou ainda a individualidade que sempre retorna, sendo a personalidade mutável a cada reencarnação.
A forma que temos como humanos nada tem a ver com o nosso espírito. O Espírito dá ao seu perispírito a forma que lhe interessa ou que se faz necessário. Sobre o Perispírito é que se faz sentir a influência de entidades ou espíritos outros que, nem sempre nos trazem benefícios. É justamente sobre o perispírito que atuam as entidades ou espíritos que nos causam obsessões ou obsediações e obsecações.
a) Obsessões ou obsediações são o domínio que “fatores estranhos” exercem sobre um indivíduo, sem o concurso de sua vontade. Pode agir como influência moral, sem sinais externos até a perturbação do organismo e das faculdades mentais. Para evitar a obsessão é necessário fortalecer a alma. Quase sempre a obsessão é produto de vingança e freqüentemente origina-se nas relações que o indivíduo teve em existências anteriores.
O indivíduo necessita de socorro quando a obsessão degenera em subjugação, porque então o mesmo perde a vontade e o livre arbítrio. Não tem disciplina e acaba deixando de lado qualquer coisa que possa ajudá-lo. Coloca em dúvida qualquer tratamento seja médico, espiritual ou psicológico; Livros, não os lê até o fim; medicações, as compra, gasta e acaba deixando de lado ou se auto-medica; exercícios de meditação e orações não conseguem fazer com se discipline; Conselhos, orientações os nega e muitas vezes os irrita. Somente aquilo que vem de sua mente é aceito. E apesar de ver que vai mal recusa-se a aceitar ajuda; Isola-se e vive em um mundo onde sua verdade é absoluta; rejeita o amor que venha de qualquer parte; Os pensamentos são pesados, depressivos e as emoções de raiva, ódio, vingança são dirigidas ao mundo de forma a atrair as mesmas emoções que acabarão por destruí-lo; Comportamento auto-destrutivo. Um círculo vicioso que pode levar ao suicídio.
O indivíduo está como envolto e impregnado de um fluido pernicioso que neutraliza a ação dos fluidos salutares e os repele. A tarefa de desobsessão torna-se fácil quando a pessoa compreende a situação e auxilia os médiuns e os Guias espirituais com suas vontades e preces. É produzida por espírito ou espíritos atraídos pela própria pessoa; Produzida por espírito ou espíritos mandados sobre a pessoa (trabalho de magia); As causas: imperfeições morais; vingança de inimigos desencarnados; mediunidade não desenvolvida; mediunidade mal empregada.
b) Obsecação: é o domínio que “fatores estranhos” exercem sobre um indivíduo com o concurso consciente ou inconsciente de sua própria vontade. As obsecações podem ser Boas ou Más e se caracterizam por:
1. Empolgação: entusiasmo demasiado de uma pessoa pela personalidade de outra ou por uma idéia, leitura ou acontecimento que lhe tenha sido agradável. Nada lhe sai do pensamento e assim vive permanentemente e das mais variadas formas, se referindo ao assunto;
2. Fanatização – é o entusiasmo que uma pessoa tem por outra, pelos atos ou atitudes dessa outra, por uma idéia, por um pensamento ou por um acontecimento de tal forma que sem que de tal se aperceba ou possa evitar, chega a cometer absurdos e até mesmo crimes, desde que seja isto de acordo com o seu próprio e alterado ponto de vista e venha a lhe satisfazer a perturbada mente. Em outras palavras praticará absurdos para agradar a pessoa pela qual se fanatizou.
3. Obstinação – é a sujeição quase sempre incontrolável de uma pessoa a outra, a uma idéia, da qual acabará sendo verdadeiro escravo – idéia fixa.
Extraído do Livro: O livro dos Médiuns de Umbanda; Antônio Alves Teixeira Neto
Obsessão [Do lat. obsessione.] Substantivo feminino.1.Impertinência, perseguição, vexação. 2.Psiq. Pensamento, ou impulso, persistente ou recorrente, indesejado e aflitivo, e que vem à mente involuntariamente, a despeito de tentativa de ignorá-lo ou de suprimi-lo; ideia fixa, mania.
Obsidiar Do lat. obsidiare, por obsidiari.] Verbo transitivo direto.1.Cercar, assediar. 2.Observar o comportamento ou a vida de; espiar. 3.Importunar, incomodar, perturbar, molestar. 4.V. obsedar (2):“no desterro, a lembrança dele [o pai] povoa-lhe [a Alexandre Herculano] os sonhos aflitos, obsidia-o e comove-o.” (Vitorino Nemésio, A Mocidade de Herculano, I, p. 77). [Cf. obsediar.]
Obsedar [Do fr. obséder.] Verbo transitivo direto. 1.Tornar-se assíduo junto de (alguém), para lhe obter as graças; importunar com assiduidade; molestar.2.Apoderar-se (uma ideia) do espírito de (alguém), não lhe dando descanso; produzir obsessão (2) em; obsediar, obsidiar, obcecar:A ideia da morte obseda-o.
obsessivo-compulsivo Adjetivo.1.Psiq. Em que há obsessão (2) compulsiva. [Pl.: obsessivo-compulsivos.]
Dicionário Aurélio.
"A Umbanda com a qual nos identificamos é aquela que tem finalidades elevadas e educativas, onde se recomenda a reforma íntima e o amor ao próximo. Respeitamos a variedade litúrgica, desde que não se desvirtuem os fundamentos básicos, dos quais extrai-se a máxima: 'dai de graça o que de graça recebeste'. Os textos postados são frutos de pesquisas em livros e sites analisados e adaptados segundo nossa corrente filo-religiosa e utilizados com finalidade doutrinária e de desenvolvimento mediúnico."
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